Stevia – adoçante natural

O que é a stevia? A stevia é uma planta idêntica a um pequeno arbusto que pode medir entre 30 a 90 cm de altura. Através da stevia é possível extrair um pó branco que é especialmente conhecido como o grande substituto do açúcar.

Ao contrário dos adoçantes que conhecemos actualmente, a stevia é saudável e tem inúmeros benefícios, conseguindo ser 300 vezes mais doce que o açúcar.

Usada há séculos pelos índios Guarani do Paraguai e largamente consumida no Japão há mais de 30 anos, a Stevia é famosa pela sua excepcional capacidade adoçante.

Há 25 anos que os investigadores estudam esta planta “milagrosa” que se distingue pelo sabor doce das suas folhas. O Reb A, extraído da Stevia, é uma autêntica inovação em termos de edulcorante da natureza, sem todas as calorias do açúcar.

Alternativa ao açúcar
O consumo exagerado de açúcar tem levado muitas pessoas a procurar alternativas a este alimento. Entre elas, os adoçantes têm ganho adeptos, uma vez que grande parte dos que estão disponíveis no mercado oferece o sabor doce sem as calorias associadas ao açúcar. Destas alternativas, é a mais interessante.

Stevia

BENEFÍCIOS DA STEVIA PARA A SAÚDE

As pesquisas e e supostos benefícios para a saúde foi ampliada e muitos acreditam que a planta poderia, de fato, apresentam beneficios à saúde. Algumas pesquisas revelam que a planta reduziu a pressão arterial. Tem havido também indícios sobre os seus efeitos sobre a diabetes.

A vantagem mais óbvia da Stevia é que proporciona doçura, mas não eleva os níveis de glicose no sangue como açúcar branco faz. Mas, além disso, a pesquisa ainda tem mostrado que pode reduzir activamente a glicemia.

A stevia que se vende no mercado é feita de folhas da planta conhecida como Stevia rebaudiana e o facto de ser feita com esta fonte natural dá-lhe vantagem sobre outros adoçantes já existentes. O processo de extracção passa por deixar as folhas secas imersas em água, para, depois, serem separados os compostos que têm um sabor mais doce.

Stevia

Na sua composição, a stevia contém glicosídeos de esteviol, que lhe conferem um sabor cerca de 350 vezes mais doce do que o açúcar, mas sem qualquer valor energético.

É o substituto perfeito para o adoçante, que contém químicos, e para o açúcar, muito rico em calorias. Vende-se em folha, pastilhas, pó ou líquido e já é consumido pelos chineses há séculos.

Principais benefícios da stevia:

  • Ideal para ser utilizada por hipertensos, de forma a controlar a pressão arterial;
  • É um óptimo remédio contra a indigestão;
  • Acelera a cicatrização de herpes labial;
  • Não é tóxica;
  • Não altera o nível de açúcar no sangue;
  • Ajuda na manutenção da higiene oral, estancando sangramentos, evitando cáries e tártaro;
  • Pode ser utilizada para cozinhar;
  • Ajuda a manter a imunidade;
  • Previne e ajuda a controlar a diabetes;
  • É usada a nível cosmético pois é usada em cremes, tornando a pele mais macia ao toque e combatendo impurezas;
  • Ajuda na luta contra a obesidade, pois diminui a vontade de comer;

Stevia

Um dos adoçantes naturais mais utilizados por quem está de dieta, a stevia ou estévia não possui calorias, é 300 vezes mais doce que o açúcar e pode substituí-lo em bebidas e receitas.

Os estudos feitos até ao momento mostram que pode ser consumida por toda a população, incluindo crianças, grávidas e até diabéticos.

Em Portugal, já consegue encontrar stevia na forma líquida, em pó ou em comprimidos, em alguns hipermercados e lojas de produtos naturais.

Stevia – adoçante natural
4.8 (96%) 15 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*