Sabe como limpar o seu figado?

Limpar o seu figado, ele é um dos órgãos mais importantes do corpo, e por essa razão é preciso cuidar bem dele. Este órgão está encarregue da limpeza das toxinas do corpo e da desintoxicação do mesmo, pelo que desempenha uma função realmente importante.

Sabia que é recomendável limpar o fígado pelo menos uma vez por ano? Este órgão é extremamente importante para uma boa saúde, já que leva a cabo muitas funções necessárias para a vida diária. Por um lado, cumpre a função de desintoxicação do corpo, convertendo as substâncias tóxicas noutras menos nocivas, para assim ser possível proceder à sua expulsão do corpo.

Junto ao fígado trabalha também a vesícula biliar, cuja principal função é concentrar a bílis, que serve por sua vez para fazer digestão das gorduras. Como o fígado tem tanto trabalho, o ideal é evitar situações que o façam ainda trabalhar mais. Para ajudar, precisamos de fazer uma limpeza ou purificar o fígado, de preferência pelo menos uma vez por ano.

O fígado também é responsável pela produção da bile (uma espécie de liquido que ajuda a digestão da gordura), outra forma de desintoxicação que é necessária metabolicamente para a quebra e a assimilação de gorduras e proteínas dos alimentos, é extremamente importante que o seu fígado seja cuidado adequadamente. Se o seu fígado não funciona bem, o seu corpo não será capaz de limpar-se de toxinas e de absorver os nutrientes necessários para se manter saudável, o que fará com que alguns problemas de saúde comecem a aparecer.

As toxinas vão-se acumulando lentamente neste órgão, e para evitar que isto suceda e para mantê-lo em boas condições, há alguns alimentos que nos podem ajudar a eliminar as toxinas de forma natural, e com isso a manter o nosso corpo mais saudável e limpo.

Beber muita água ajuda a melhorar o seu funcionamento, pois o fígado pode digerir melhor as gorduras e o corpo fica bem hidratado. É ainda extremamente importante comer muita fruta, embora se deva evitar aquelas que tenham grande quantidade de ácidos orgânicos como o melão, a melancia e os morangos. Também são uma boa ajuda os chás, sobretudo o chá verde, pois ajuda a digerir e a eliminar a gordura acumulada.

É preciso saber quais são os alimentos que são prejudiciais para este órgão: os enchidos, gorduras de origem animal, alimentos muito salgados, assados ou açucarados. Naturalmente que comer em excesso pode também ser bastante prejudicial para o fígado, uma vez que as refeições muito pesadas fazem com que este fique sobrecarregado.

Os alimentos mais eficazes para limpar o fígado:

Alho – Tal como a toranja, também estimula a produção de enzimas depurativas do fígado. Entre os seus componentes podemos encontrar selénio e alicina, que protegem o fígado dos danos tóxicos derivados das substâncias químicas ingeridas.

limpar o seu figado

Abacate – Também evita a acumulação de toxinas e aumenta o poder depurativo do fígado. Segundo os especialistas, comer um ou dois abacates por semana durante um mês poderá ajudar a reparar o fígado quando este está com problemas.

Alcachofra – As suas propriedades depurativas são muito conhecidas, e o fígado não podia ser excepção, para além de ajudar a purificar o sangue. Por isso, não hesite de a incluir na sua dieta de forma regular.

Curcuma – A curcuma é na realidade uma família de plantas. Mas habitualmente, a utilização do termo “curcuma” é para fazer referência à curcuma longa, curcuma domestica, açafrão-das-índias, açafrão ou açafrão-da-terra. Não deve ser confundido com o açafrão pois são bem distintos. Ajuda não só a proteger o fígado, como pode mesmo regenerar as suas células danificadas. Aumenta ainda a produção de bílis, contribuindo assim para a purificação do organismo.

Outros Benefícios da curcuma.

 

curcuma - Limpar O Seu Figado

Toranja – Esta fruta é rica em vitamina C e antioxidantes, duas substâncias com grande poder de limpeza do corpo. Quando a consumimos, o corpo segrega enzimas que contribuem para a limpeza do fígado. Também contém uma substância chamada naringenina, que ajuda o fígado a queimar a gordura em vez de a armazenar.

Sabe como limpar o seu figado?
4.7 (94.62%) 26 votos

2 Comentários

  1. Bruno Guerra || 19 Abril, 2017

    Adoro abacate, como todos os dias.

  2. Olga || 19 Abril, 2017

    Vou levar toda esta informação…

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*