Regras de uma alimentação saudável

Adoptar uma alimentação saudável não é sinónimo de pratos sem sabor ou de refeições rotineiras.

Lembre-se que uma alimentação equilibrada deve ser constituída maioritariamente por hidratos de carbono (até 65% do total de calorias ingeridas) e por quantidades menores de gordura e proteínas (cada uma não deve ultrapassar os 35% do total calórico diário).

Existem algumas regras que podemos seguir para manter uma alimentação saudável, regras bem simples, ao alcance de todos nós, disciplina é essencial além de força de vontade.

Eis algumas das regras que devemos seguir, a variedade tem de ser uma constante para obter todos os nutrientes que o nosso corpo precisa.

Alimentação Saudável

Regras de uma alimentação saudável

 

Tomar pequeno-almoço:

O pequeno-almoço é uma das mais importantes refeições do dia, pois é ele que nos dá energia para começarmos o dia.

Iogurte, cereais, fruta devem constar do pequeno-almoço.

Fruta e vegetais:

A fruta e vegetais contem muitos nutrientes, vitaminas e fibras, sempre que possa acompanhe as refeições com legumes e coma uma peça de fruta após.

Carnes brancas:

Carne de peru ou frango tem muito menos gordura que carnes vermelhas.

Corte os fritos:

Alimentos cozidos, grelhados ou assados no forno ou então cozinhados a vapor ou escalfados são sempre uma opção fácil e muito mais saudável.

Peixe:

São ricos em ácidos gordos essenciais (ómega 3), que diminuem os níveis elevados de colesterol.

O salmão, a sardinha e o atum são uma óptima opção.

Reduza o sal:

O perigo do sal em excesso é sofrer de hipertensão arterial e danos nos rins, que leva ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes e problemas circulatórios.

Bebidas gasificadas:

Beba água, muita água, evite bebidas alcoólicas, beba sumos naturais em vez de bebidas gasificadas.

Como vê não é assim tão difícil ter uma alimentação saudável e equilibrada, pequenos sacrifícios que compensam numa vida com mais saúde.

Que alimentos devem ser ingeridos todos os dias?

A recomendação, dentro do possível, é incluir na sua alimentação diariamente:

  • 5 porções de frutas ou vegetais
  • 2 ou 3 porções de laticínios, como leite ou iogurte
  • 1 porção de fontes de proteínas, como peixe, frango ou ovos
  • 5 ou 6 porções de hidratos de carbono, como pães e cereais, sempre dando preferência aos integrais

Gordura, açúcares e doces devem ser limitados a 1 porção.

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