O queijo quark e os seus benefícios no exercício físico

Adorado pelos desportistas e por quem pretende perder peso, o queijo quark é um dos queijos mais saudáveis que pode incluir na sua alimentação.

O queijo quark é feito a partir do leite de vaca e apresenta uma consistência cremosa e um leve sabor ácido que se assemelha ao sabor do iogurte. É um alimento muito utilizado na prática de exercício físico.

Os queijos magros são uma fonte alimentar que proporciona uma quantidade significativa de proteína de alta qualidade (caseína), juntamente com um número bastante de calorias, pois são mais pobres em gordura carboidratos do que os queijos normais, mais gordos.

Com baixo teor de gordura e hidratos de carbono, é ideal para manter a linha. 100 gramas deste queijo contém cerca de 9 gramas de proteína e apenas 50 calorias.

queijo quark

queijo quark foto

Por outro lado, trata-se de um alimento rico em cálcio contribuindo para a boa saúde dos seus ossos. Uma porção de queijo Quark fornece 5% da ingestão diária recomendada deste mineral.

E se achava que os benefícios deste alimento acabavam por aqui, saiba que este queijo pode trazer resultados inesperados. Na realidade, e de acordo com a organização australiana – Food Intolerance Network – este queijo é um excelente substituto para quem tem intolerância à lactose.

Os benefícios do queijo quark:

Baixo teor em gordura e hidratos de carbono: Ideal para quem quer incluir o queijo na alimentação e pretende conciliar a proteína de alto valor biológico com o baixo teor de gordura e hidratos de carbono.

Rico em cálcio: Contribuindo para a manutenção óssea.

Rico em proteína: Alimento rico em proteína de alto valor biológico, necessária à formação de massa muscular. É um boa opção para as refeições intermédias, uma vez que a sua absorção é feita de forma lenta, permitindo que se sinta saciado durante mais tempo.

Preço acessível: A maioria das opções não ultrapassa os 2 euros.

O queijo quark é uma excelente fonte de caseína, (10 gramas de caseína por 100g) proteína de absorção lenta.

Contém grandes quantidades de cálcio e ajuda assim a fornecer aminoácidos durante cerca de 7 horas (acção lenta), e isso deve-se à sua sensibilidade ao pH no ambiente ácido do estômago, fazendo com que sua absorção seja gradual, prolongando a libertação dos aminoácidos na corrente sanguínea.

É especialmente importante na hora da ceia, para dar ao organismo a proteína que ele precisa durante as horas de sono.

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