Própolis – Propriedades e benefícios para a saúde
Sabia que as abelhas são responsáveis por mais do que fazer mel? Este animal também produz a própolis: uma substância natural, resinosa, que as abelhas produzem através da recolha de produtos com essa característica específica.
Após a recolha, as abelhas transformam esta substância, através de enzimas presentes no seu organismo, numa espécie de barreira de protecção natural para a colmeia.
A propólis é de consistência viscosa e tem uma função de protecção contra fungos, vírus e bactérias. A cor e o aroma variam consoante a sua origem, de onde foi retirada pela abelha.
A própolis destaca-se como um verdadeiro remédio da mãe natureza, devido as suas propriedades regeneradoras, anti-virais, anticépticas e anti-inflamatórias, anestésicas e cicatrizante. Ela é produzida pelas abelhas, com o intuito de proteger a colmeia.
Tipos de própolis
Existem três tipos, caracterizados pela espécie de abelha que produziu a substância e pela origem botânica, ou seja, de que planta a abelha retirou a matéria resinosa:
- Pópolis verde
- Própolis vermelha
- Própolis preta (tradicional)
No geral, a composição é de resinas vegetais, cera de abelha, óleos essenciais e pólen. Contém minerais como o cálcio, ferro e zinco, assim como vitamina B, carotenos e antioxidantes.
Anti-inflamatório natural
O própolis é um anti-inflamatório natural que pode ser utilizado directamente em picadas de insectos, irritações na pele, erupções cutâneas… Há até quem afirme que pode ajudar a tratar problemas de pele como o acne, eczema e psoríase, entre outras infecções no nosso corpo.
Fortalece o sistema imunológico
Algumas pesquisas já comprovaram que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, afinal, ela estimula as células que actuam na defesa do organismo. É um remédio natural muito bom para os pacientes que se encontram com baixa resistência.
Para fortalecer o corpo e ficar imune a uma série de doenças, os especialistas recomendam o consumo de 10 gotinhas da substância por dia.
Favorece a cicatrização
A presença de flavonoides e aminoácidos na composição da própolis favorece a cicatrização dos tecidos do corpo. Por esse motivo, a substância pode ser usada para tratar feridas, queimaduras e até mesmo úlceras.
Melhora a circulação sanguínea
Alguns nutrientes melhoram a nossa circulação sanguínea, facilitando o fluxo e a oxigenação do sangue para o nosso corpo. O bom funcionamento da circulação promove a saúde do nosso coração tornando-o mais resistente contra as doenças cardíacas.
Protege a saúde dos nossos olhos
Estudos comprovam que melhora a saúde dos nossos olhos. Concluiu-se que o própolis ajuda a reduzir a formação de cataratas entre outros problemas oculares que ocorrem com o avançar da idade.
Realça o brilho do cabelo e das unhas
Há quem diga que o seu uso externo ou interno, melhora significativamente a aparência dos nossos cabelos e das nossas unhas. Podemos usá-lo directamente no couro cabeludo, na pele ou ingerir algumas gotinhas do produto.
Qual a diferença entre mel e própolis?
O mel é produzido pelas abelhas e serve para que elas tenham como se alimentar no inverno. Elas ingerem o néctar das flores, modificam esse néctar dentro do organismo e expelem o mel no espaço correto da colmeia.
Já a própolis é recolhida pelas abelhas das plantas. Trata-se de uma substância resinada que é combinada com a saliva do insecto e acumulada para fins de protecção da colmeia.
A PRÓPOLIS é um dos produtos mais nobres da colmeia, isento de toxicidade e de efeitos secundários. As suas propriedades são invocadas na medicina natural desde há séculos e a sua acção depende em muito da qualidade e concentração da Própolis.
Não contém sacarose, uso tolerado por diabéticos.
Não conhecia este produto vou comprar
Passei a incluir na minha alimentação e recomendo vivamente