Os benefícios da cafeína no combate do excesso de peso

O café é a principal fonte da cafeína, substância conhecida por suas propriedades estimulantes. Além de fornecer uma dose de energia extra para encarar o dia, o café ajuda a emagrecer se combinado com a prática regular de exercícios físicos.

Os principais factores que explicam a perda de peso através de um consumo regular de café podem ser desenvolvidos a partir de três ideias-chave. Em primeira instância, as pessoas que bebem café apresentam um maior gasto energético diário.

O café assume-se como responsável por um maior consumo energético base, uma vez que estimula o metabolismo e, por conseguinte, a termogénese, acelerando o processo que resulta da transformação de calorias dos alimentos em energia.

Desta forma, o organismo gasta mais calorias diariamente. Em segundo lugar, a cafeína potencia o processo de lipólise, que, por sua vez, se reflecte numa degradação dos lípidos e posterior conversão de gorduras em reservas energéticas. Esta deterioração de lípidos leva a que os níveis de gordura corporal desçam, facilitando a manutenção ou recuperação do peso desejado.

Os benefícios da cafeína

Os benefícios da cafeína

Por último, o consumo regular de cafeína é sinónimo de uma maior sensação de saciedade. Assim, os snacks constantes ou os chamados pecados que as pessoas cometem tornam-se mais evitáveis, já que a pessoa não sente o desejo de ingerir alimentos constantemente. Logo, a ingestão de calorias é mais controlada.

De uma forma geral, para se atingir e manter um peso dito saudável, algo que está dependente das características de cada um, a máxima deve ser a de gastar um número de calorias idêntico às ingeridas diariamente. Para tal, por forma a conseguir estimar o número de calorias que pode ingerir e identificar quais são os alimentos que melhor se adequam às suas necessidades, informe-se junto de um nutricionista.

O café faz parte da vida de pelo menos de mais de metade da população mundial.

Sabe bem, desperta e traz benefícios para a saúde, tais como:

  • Actua como um poderoso antioxidante – o café está em sexto lugar na lista das bebidas e alimentos com mais antioxidantes, logo atrás das nozes, amoras ou alcachofras. Desta forma, o café pode ajudar a atrasar o envelhecimento das células e está associado a uma melhor saúde cardiovascular. Em conclusão, o café quando consumido em pouca quantidade (como em tudo nesta vida) pode ajudar-nos a viver mais e com melhor qualidade de vida.
  • Melhora a concentração e atenção – devido ao seu alto conteúdo em cafeína, o café faz com que nos sintamos mais despertos e com mais energia. Isto é algo que ajuda a desenvolver as nossas actividades quotidianas, tanto profissionais como sociais de uma forma mais eficiente. Esta é uma das razões pelas quais muitas pessoas de média idade bebem uma chávena de café logo a começar o dia.
  • O café pode prevenir doenças – é verdade, leu bem. Numerosos estudos médicos revelaram que as pessoas que consomem entre 2 a 3 chávenas de café por dia podem prevenir vários tipos de doenças. Com efeito, esta bebida pode reduzir o risco de se vir a padecer de algumas doenças cardiovasculares, respiratórias, avc´s, diabetes, infecções e lesões. No entanto, e em contraposição, se forem bebidas mais do que 4 ou 5 chávenas de café, pode dar-se o efeito contrário (como por exemplo o aumento da pressão arterial).
  • No exercício físico – a cafeína diminui a fadiga e a acção antioxidante do café age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando a queimar calorias. Além disso, potencializa a performance durante a actividade física, actuando como estimulante do sistema nervoso, aumentando a tensão dos músculos e ajudando na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular.

Os benefícios da cafeína

Loja de cápsulas de café

O café também não deve ser consumido com excesso de açúcar. O ideal é tomá-lo puro, mas, como nem todas as pessoas estão acostumadas com o seu sabor forte, a dica é adoçá-lo com moderação, de preferência, adoçante, mel, açúcar mascavado etc.

Café com medicamentos – O café pode ter consequências graves em pessoas que tomam determinados medicamentos, seja bloqueando os seus efeitos ou afectando a absorção de cafeína. Um estudo realizado em 2008, por exemplo, descobriu que pessoas que bebiam café pouco antes ou depois de tomar levotiroxina, um medicamento comum para a tiróide, tiveram uma redução de até 55% na absorção do fármaco. Outros estudos descobriram que o café pode reduzir a absorção do alendronato (medicamento para a osteoporose) até 60%, e pode diminuir os níveis circulantes de estrogénio. Alguns medicamentos podem aumentar os efeitos do café e como resultado, a cafeína pode persistir no organismo por várias horas (por exemplo, as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais podem ficar com cafeína no organismo até quatro horas a mais de quem não consome nenhuma medicação).

Os benefícios da cafeína

Os benefícios da cafeína foto

O excesso de café pode levar a alguns problemas de saúde. A mucosa do estômago pode ser prejudicada por grandes quantidades da bebida. Devido à cafeína presente no café pode ocorrer o aumento da frequência cardíaca em casos de abuso.

Outro cuidado importante é com a forma de consumir o café. Recipientes plásticos como copos descartáveis podem causar riscos à saúde devido a eliminação de substâncias tóxicas presentes no plástico que são eliminados pela alta temperatura do café.

Os benefícios da cafeína no combate do excesso de peso
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2 Comentários

  1. isabel || 6 Março, 2017

    não passo sem o meu café antes de ir ao ginásio

  2. Ana || 9 Janeiro, 2017

    Sem os meus 3 cafés por dia não sou nada…

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