Os alimentos amigos do figado

A saúde do figado pode ser cuidada através da alimentação, que se quer saudável e equilibrada e que dê prioridade a determinados alimentos que, devido ao seu valor nutricional e às suas propriedades, assumem-se como aliados deste órgão.

É importante estar por dentro dos alimentos específicos que podem ajudar a limpar a gordura no figado.

Limão – O limão é um excelente alimento para “limpar” o organismo, e por isso é um dos preferidos do figado. É rico em antioxidantes, vitamina C, e ajuda o figado a produzir mais enzimas, contribuindo para a boa digestão dos alimentos e para a obtenção de mais energia. Por último, o limão ainda actua aumentando a alcalinidade do corpo, ajudando a neutralizar toxinas e eliminar resíduos.

Maçã – As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol e eliminar toxinas. Trata-se, portanto, de uma grande ajuda para o figado. Ela ainda contém ácido málico, um nutriente naturalmente desintoxicante que remove elementos cancerígenos e outras substâncias prejudiciais da corrente sanguínea.

amigos do figado

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Batata doce – Um dos seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no figado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente. Além disso, a batata doce ainda contém fibras e vitamina C, contribuindo para aumentar a imunidade.

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Alho – O alho é rico em alicina e selénio, dois nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do figado. Eles ajudam a aumentar os níveis de imunidade e contribuem para o processo de desintoxicação do organismo. O alho ainda é capaz de activar algumas enzimas que ajudam a eliminar resíduos e toxinas com mais facilidade, ajudando também no processo de digestão.

O gengibre, o cominho, os coentros, o cardamomo, a pimenta-de-caiena, o açafrão e a canela devem ser os condimentos eleitos, uma vez que todos eles (cada um à sua maneira) actuam beneficamente no organismo, estimulando-o e reforçando-o.

Para estimular e proteger o figado ao máximo, deve ingerir sementes de linhaça (que devem ser trituradas para que haja uma maior absorção), as sementes de cânhamo, as sementes de chia e ainda o óleo de coco, que pode e deve substituir o óleo vegetal na confecção de alimentos e pode ser usado como alternativa do azeite, para que haja uma maior diversidade na dieta. Mas o azeite deve também ser incluído e visto como uma boa fonte de gordura, tal como o abacate.

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Um figado saudável depende de uma série de factores, inclusive evitando o tabaco e o álcool, manter um peso razoável e uma alimentação saudável.

Por isso comer demais ou comer alimentos processados ou fritos, acumulam gordura no figado.

Os alimentos amigos do figado
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