Manteiga Ghee como fazer
A manteiga Ghee é derivada da gordura do leite. A manteiga é um alimento que deve ser evitado, principalmente por possuir altos níveis de gordura saturada e de calorias.
boa notícia para quem não vive sem ela é que existe uma nova versão mais saudável que pode ainda trazer benefícios para o organismo: trata-se da manteiga ghee.
Mais conhecida como manteiga clarificada, a manteiga ghee não possui lactose – um tipo de açúcar do leite que muitas pessoas têm dificuldade em digerir – e contém menos impurezas (toxinas) que a versão tradicional.
Muito usada na culinária índiana, está, gradualmente, a chegar até nós. De acordo com a ”Time”, trata-se de uma manteiga clarificada, que, apesar de ser feita a partir da tradicional manteiga, apresenta mais benefícios para a saúde. E porquê? Está tudo no modo como é preparada.
Como preparar a manteiga ghee em casa
Este método culinário permite separar a gordura da manteiga (a parte amarela) de substâncias líquidas como a água e o soro de leite.
Assim, a gordura “pura” não queima com tanta facilidade, permitindo cozinhar os alimentos a temperaturas mais altas.
O ideal é utilizar manteiga sem sal. Há dois métodos simples para clarificar a manteiga:
Em banho-maria – coloque a manteiga numa taça e aqueça esta em banho-maria até ver separar a parte mais gorda do líquido. Deixe arrefecer, retire a espuma que veio ao de cima com uma colher e utilize a gordura amarela.
Directamente no lume – aqueça a manteiga numa panela em lume muito brando até derreter. Retire para um recipiente de vidro e deixe em repouso até ver que a gordura se separou do líquido. Retire a espuma com uma colher e utilize a gordura.
O modo de preparação requer tempo, mas depois pode durar até três a quatro meses no frio.
Ingredientes:
400g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 litro de água (caso opte por fazer em banho maria)
Modo de preparação:
Colocar a manteiga num recipiente próprio para levar a banho-maria (como pirex por exemplo). Numa panela colocar a água e levar ao lume até ferver. No interior da panela colocar o recipiente com a manteiga para derreter.
Enquanto a manteiga derrete irá formar-se uma espécie de espuma branca que se vai acumular à superfície do líquido. Com o auxílio de uma espumadeira retirar e descartar a espuma formada durante o processo. Quando a produção de espuma branca cessar, desligar o lume.
No final encontra no fundo do recipiente uma quantidade variável de um depósito esbranquiçado (varia em quantidade dependendo do tipo de manteiga utilizada), que constitui na realidade a lactose existente na manteiga.
Para ter a certeza que a sua ghee é desprovida de lactose opte por filtrar com cuidado o líquido obtido para um frasco, com tampa e armazene.
A manteiga ghee foi criada para evitar que a manteiga se estrague durante o tempo quente.
Dicas de como utilizar manteiga de ghee
- Usar como gordura para saltear alimentos
- Use no tradicional pão com manteiga. Mas em pouca quantidade, pois tem um sabor mais intenso.
- Use em qualquer receita que pede óleo de cozinha
- Se assar legumes, pode derreter ghee e, em seguida, regue sobre os alimentos, como o azeite antes de assar.
- A manteiga ghee pode ter mais sabor, misturada a ervas, aromatizada ou consumida pura, no lugar da manteiga.
- Pode ser utilizada em bolos, tortas, biscoitos, pães e receitas em geral. Por ter uma textura menos pesada que a manteiga tradicional, ela deixa os bolos mais fofinhos e leves.
A manteiga ghee contém também vitamina A, um excelente antioxidante que protege as células dos radicais livres, além de ser anti-inflamatória.
Como a manteiga passa pelo processo de clarificação, a quantidade de sal também diminui, fazendo com que a retenção de líquido no organismo seja menor.
Já faço este tipo de manteiga há mitos anos e não troco por outras,
Desconhecia, mas vou fazer com certeza.