Importância da vitamina D

A vitamina D serve para aumentar a absorção do cálcio no organismo, diminuindo o risco de doenças, como raquitismo, osteomalacia e osteoporose, por exemplo.

Além disso, ela diminui o risco de doenças cardíacas, combate a enxaqueca e a tensão pré-menstrual.

Uma outra função da vitamina D é ajudar no desenvolvimento e na manutenção de dentes fortes e saudáveis.

Os sintomas de deficiência são: malformações ósseas, fraqueza e suores excessivos.

A deficiência em vitamina D origina: raquitismo nas crianças e osteomalacia nos adultos podendo também originar osteoporose.


Salmão
Existe um número grande de alimentos marinhos com altas doses de vitamina D. O salmão está no topo da lista.


Atum enlatado
Cerca de 100g de atum enlatado e conservado em água fornece quase um terço da vitamina D recomendada diariamente.


Sardinha
Outro alimento enlatado que pode ser uma opção para uma dieta mais rica em vitamina D é a sardinha.


Gema de ovo
Uma gema grande de ovo contém 37 IUs de vitamina D.


Queijo
Uma fatia de queijo suíço contém cerca de 6 IUs, é menos processada e contém menos sódio do que o queijo americano.


Bife de fígado
Cerca de 100g de bife de fígado pode prover 42 IUs de vitamina D, além de ser uma óptima fonte de ferro.

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