Grão de Bico – Um Super Alimento

A planta selvagem na origem do grão de bico terá vindo do Médio Oriente, sendo que a espécie hoje cultivada é a Cicer arietinum, nome que lhe convém perfeitamente, sendo que arietinum significa “pequeno carneiro” e que é de facto um alimento de força!

O grão de bico é fonte de proteínas e minerais, como cálcio e magnésio e tem alto teor de potássio e ferro. É também fonte de vitaminas do complexo B, apresentando mesmo alto teor em tiamina (B1), vitamina B6 e ácido fólico (B9) e tem uma grande quantidade de amido, que lhe confere uma textura amanteigada.

A sua casca é muito rica em celulose, fibra que estimula o trânsito intestinal. Por outro lado, é pobre em água e gordura, sendo isenta de .

Cada 100g desta leguminosa cozida possui 6g de fibra, na sua maioria solúvel. A fibra solúvel mistura-se com a água formando um gel que ajuda na eliminação de gordura, colesterol e açúcar.

Além disto tem fibra insolúvel, que previne complicações gastrointestinais.

Grão de Bico - Um Super Alimento

Benefícios do Grão de Bico

Um dos seus grandes benefícios é impedir a absorção de colesterol no intestino por acção dos fitoesteróis vegetais (compostos usados em alguns produtos alimentares, como as margarinas).

Embora seja uma leguminosa rica em proteína, só é completo do ponto de vista proteico se for ingerido juntamente com um cereal (massa, arroz ou pão), e nesse caso não é necessário acrescentar carne à refeição – o mesmo para o feijão e para as lentilhas.

Um cheio de humor

O grão de bico é um óptimo redutor de stress e uma grande fonte de bem-estar. Na sua constituição possuí uma significativa quantidade de triptofano, responsável por nos provocar uma sensação de bem-estar e auxiliar no combate à depressão. Esta substância é a mesma que encontramos no chocolate. Se pretende emagrecer cortando nos açúcares, porque não dar lugar ao grão-de-bico?

Além do triptofano, o consumo deste grão estimula a produção de serotonina, uma substância que está presente no nosso cérebro e é responsável por regular o humor, mantendo-nos bem dispostos e mais disponíveis para enfrentar o dia-a-dia.

O grão de bico, do ponto de vista nutricional, é um super alimento.

Grão de Bico - Um Super Alimento

Proteína Mais Poderosa

Se uma pessoa deseja saber como pode vermelha nas suas ementas, deve tornar-se um partidário do grão de bico.

Ao obter as suas proteínas a pessoa começa também a estabilizar o açúcar no sangue e a colher os benefícios inerentes, bem como a melhorar a saúde do coração por via da fibra solúvel existente nesta leguminosa tão versátil.

Forma de preparação (demolha)
O grão de bico existe sob duas formas principais: seco ou em conserva (em lata ou frasco). O grão seco deverá ser lavado antes de se iniciar a sua hidratação (demolha). Esta pode ser feita de duas maneiras:

Demolha tradicional: de forma lenta num local fresco, podendo até utilizar-se o frigorífico. O período recomendado é de 8 a 12h, não sendo aconselhado um tempo superior a 12h, pois potencia a deterioração;
Demolha rápida: escaldar as leguminosas, em água a ferver, pelo período mínimo de 1h.

Soluções no mercado
Existem no mercado diferentes formas deste alimento, podendo comprar o que for mais adequado de acordo com a receita que vai preparar. O grão de bico desidratado pode ser adquirido a granel ou em pacote, ou sob a forma de conserva, já hidratado, com opções de baixo ou reduzido teor de sódio. Pode ainda optar pelo ultracongelado ou em farinha.

Curiosidades
O grão de bico é isento de glúten pelo que é uma boa opção de substituição para pessoas intolerantes ao glúten ou doentes celíacos (com sensibilidade permanente ao glúten).

Grão de Bico – Um Super Alimento
4.8 (95.29%) 17 votos

Comentários

  1. florbela || 3 Maio, 2017

    Depois de descobrir todos estes benefícios vou consumir mais grão com toda a certeza…

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*