Os alimentos amigos do fígado

O fígado é o maior órgão do corpo humano, e tem como funções controlar, produzir, armazenar e libertar proteínas muito importantes para o funcionamento do organismo e, por outro lado, transformar e eliminar algumas substância tóxicas ou desnecessárias para o mesmo.

Em época de verão, quando o calor aperta e estamos mais disponíveis para tomar um copo com os amigos, é importante que não seja o fígado a pagar a factura.

De facto, o consumo de álcool coloca um stress adicional sobre o fígado, que se vê “obrigado” a trabalhar mais para eliminar o álcool (macromolécula energética) de circulação.

Isto pode levar ao desenvolvimento do fígado gordo e, mais tarde, à cirrose hepática – ou seja, à morte das células do fígado.

Isso obrigará a um transplante de fígado, um mal que pode prevenir.

Os alimentos amigos do figado

A saúde do fígado pode ser cuidada através da alimentação, que se quer saudável e equilibrada e que dê prioridade a determinados alimentos que, devido ao seu valor nutricional e às suas propriedades, assumem-se como aliados deste órgão.

O mau funcionamento hepático não ocorre apenas em casos de doença, podendo surgir em pessoas saudáveis por algumas causas. As mais comuns são a predisposição genética, infecções, sobrecarga de medicamentos (antibióticos, paracetamol, etc…).

Os primeiros sinais de que algo está mal com o fígado geralmente são a dor abdominal do lado direito e um inchaço anormal da barriga. É também bastante comum ocorrerem outros sinais como náuseas, tonturas, vómitos, falta de apetite, digestão dificultada, mal-estar geral, diminuição da pressão arterial, pele amarelada e urina escura, de cor fortemente amarelada.

Uma das causas comuns do surgimento de problemas no fígado é o excesso de gordura nele, isso ocorre principalmente nas pessoas que tem excesso de peso ou que raramente praticam actividade física.

É importante estar por dentro dos alimentos específicos que podem ajudar a limpar a gordura no figado.

amigos do figado

Lista de alimentos

  • Limão – O limão é um excelente alimento para “limpar” o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado. É rico em antioxidantes, vitamina C, e ajuda o fígado a produzir mais enzimas, contribuindo para a boa digestão dos alimentos e para a obtenção de mais energia. Por último, o limão ainda actua aumentando a alcalinidade do corpo, ajudando a neutralizar toxinas e eliminar resíduos.
  • Maçã – As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol e eliminar toxinas. Trata-se, portanto, de uma grande ajuda para o fígado.
    Ela ainda contém ácido málico, um nutriente naturalmente desintoxicante que remove elementos cancerígenos e outras substâncias prejudiciais da corrente sanguínea.

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  • Batata doce – Um dos seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente.
    Além disso, a batata doce ainda contém fibras e vitamina C, contribuindo para aumentar a imunidade.
  • Alho O alho é rico em alicina e selénio, dois nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do fígado. Eles ajudam a aumentar os níveis de imunidade e contribuem para o processo de desintoxicação do organismo. O alho ainda é capaz de activar algumas enzimas que ajudam a eliminar resíduos e toxinas com mais facilidade, ajudando também no processo de digestão.
  • Abacate – Também evita a acumulação de toxinas e aumenta o poder depurativo do fígado. Segundo os especialistas, comer um ou dois abacates por semana durante um mês poderá ajudar a reparar o fígado quando este está com problemas.
  • Alcachofra – As suas propriedades depurativas são muito conhecidas, e o fígado não podia ser excepção, para além de ajudar a purificar o sangue. Por isso, não hesite de a incluir na sua dieta de forma regular.

O gengibre, o cominho, os coentros, o cardamomo, a pimenta-de-caiena, o açafrão e a canela devem ser os condimentos eleitos, uma vez que todos eles (cada um à sua maneira) actuam beneficamente no organismo, estimulando-o e reforçando-o.

Para estimular e proteger o figado ao máximo, deve ingerir sementes de linhaça (que devem ser trituradas para que haja uma maior absorção), as sementes de cânhamo, as sementes de chia e ainda o óleo de coco, que pode e deve substituir o óleo vegetal na confecção de alimentos.

Pode ser usado como alternativa do azeite, para que haja uma maior diversidade na dieta. Mas o azeite deve também ser incluído e visto como uma boa fonte de gordura, tal como o abacate.

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A evitar

O consumo de álcool e refrigerantes

Estimulantes, como o café, cacau, chá preto e verde

Todo o tipo de chás e as infusões em grandes quantidades

O consumo de gorduras e alimentos gordos (azeite, óleos, manteiga e margarina, frutos secos, peixes gordos, carnes gordas)

Fritos, refogados, salteados e todo o tipo de confecções que requeiram adição e aquecimento de gorduras

Todo o tipo de molhos (natas, ketchup, maionese, etc.)

Todo o tipo de picantes

Lacticínios. No caso de consumir preferir os magros

Produtos de charcutaria,mesmo que sejam produtos magros

Alimentos processados como bolachas, bolos, produtos de pastelaria, cereais de pequeno almoço, etc. São alimentos ricos em aditivos, gorduras e açucares simples

Legumes verdes escuros (espinafres, couves, grelos, alface) e os laranjas (abóbora, tomate e cenoura)

Alimentos indigestos, como pimentos, pepino, cebola, alho

Alimentos ácidos como o vinagre, pickles, limão, laranja

Reformule o almoço e o jantar

Grande parte do processo de desintoxicação hepática está relacionado com o que colocamos no nosso prato. Concentre-se na tentativa de maximizar a presença de folhas verdes, acompanhadas de uma porção saudável de proteína animal magra.

Couve-flor também é uma grande adição que contém nutrientes que podem ajudar o fígado nas suas funções de desintoxicação.

Os alimentos amigos do figado

Sabia que é recomendável limpar o fígado pelo menos uma vez por ano?

Este órgão é extremamente importante para uma boa saúde, já que leva a cabo muitas funções necessárias para a vida diária. Por um lado, cumpre a função de desintoxicação do corpo, convertendo as substâncias tóxicas noutras menos nocivas, para assim ser possível proceder à sua expulsão do corpo.

Junto ao fígado trabalha também a vesícula biliar, cuja principal função é concentrar a bílis, que serve por sua vez para fazer digestão das gorduras. Como o fígado tem tanto trabalho, o ideal é evitar situações que o façam ainda trabalhar mais. Para ajudar, precisamos de fazer uma limpeza ou purificar o fígado, de preferência pelo menos uma vez por ano.

O fígado também é responsável pela produção da bile (uma espécie de liquido que ajuda a digestão da gordura), outra forma de desintoxicação que é necessária metabolicamente para a quebra e a assimilação de gorduras e proteínas dos alimentos, é extremamente importante que o seu fígado seja cuidado adequadamente.

Se o seu fígado não funciona bem, o seu corpo não será capaz de limpar-se de toxinas e de absorver os nutrientes necessários para se manter saudável, o que fará com que alguns problemas de saúde comecem a aparecer.

As toxinas vão-se acumulando lentamente neste órgão, e para evitar que isto suceda e para mantê-lo em boas condições, há alguns alimentos que nos podem ajudar a eliminar as toxinas de forma natural, e com isso a manter o nosso corpo mais saudável e limpo.

Beber muita água ajuda a melhorar o seu funcionamento, pois o fígado pode digerir melhor as gorduras e o corpo fica bem hidratado.

É ainda extremamente importante comer muita fruta, embora se deva evitar aquelas que tenham grande quantidade de ácidos orgânicos como o melão, a melancia e os morangos. Também são uma boa ajuda os chás, sobretudo o chá verde, pois ajuda a digerir e a eliminar a gordura acumulada.

É preciso saber quais são os alimentos que são prejudiciais para este órgão: os enchidos, gorduras de origem animal, alimentos muito salgados, assados ou açucarados. Naturalmente que comer em excesso pode também ser bastante prejudicial para o fígado, uma vez que as refeições muito pesadas fazem com que este fique sobrecarregado.

Um fígado saudável depende de uma série de factores, inclusive evitando o tabaco e o álcool, manter um peso razoável e uma alimentação saudável.

Por isso comer demais ou comer alimentos processados ou fritos, acumulam gordura no figado.

 

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