Crómio Benefícios para a saúde

O crómio é um mineral essencial ao organismo, que tem a capacidade de manter estáveis os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Actua sobre os receptores de insulina, potenciando o seu efeito, e estimula a captação de glicose e aminoácidos pelas células.

Apelidado por alguns especialistas como o milagre da década de 90, este é um mineral essencial ao organismo que, por ajudar a manter o açúcar em níveis estáveis, promovendo a perda de peso. Mas os seus efeitos não ficam por aqui!

Este mineral está presente em vários alimentos, contudo o seu défice existe e deve-se ao aumento do consumo de alimentos refinados e muito processados, ao exercício físico intenso e ainda à deficiência de crómio nos solos onde são cultivados os alimentos.

Crómio: o mineral que ajuda a controlar o açúcar no sangue

A questão do controlo da glicemia (açúcar no sangue) envolve uma série de factores e se souber como este mecanismo funciona e souber como actuar, será mais simples de se manter saudável e com o açúcar no sangue sempre controlado.

É sabido que a ingestão regular de doces afecta o peso e o controlo destes impulsos revela-se difícil para a maioria das pessoas. Aliás, um dos aspectos mais difíceis das dietas é conseguir controlar a vontade por doces. No entanto, é importante que saiba que esses apetites súbitos e incontroláveis resultam, em grande medida, da falta de crómio no organismo.

Este mineral não é um suplemento de emagrecimento por si, no entanto apresenta a capacidade de auxiliar na perda de peso. A explicação reside no facto do corpo necessitar de crómio para manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.

Assim, como já foi explicado acima, ele actua juntamente com a insulina para ajudar o açúcar a entrar nas células, pelo que no caso de insuficiência em crómio, este mecanismo não actua convenientemente.

MELHORES FONTES DE CRÓMIO

Entre as fontes mais comuns onde o podemos encontrar encontram-se:

Brócolos
Tomates
→ Espinafres
→ Cebolas
→ Cogumelos
→ Uvas
→ Batatas
→ Cereais de grão inteiro
→ Alho
→ Laranjas
→ Peru
→ Vitela
→ Fígado
→ Feijão verde
→ Ostras
→ Maçãs
→ Bananas

Crómio Benefícios para a saúde 1

A suplementação com crómio deve ser feita:

  • sempre que se verifique a deficiência, aferida através de análises ao sangue
  • nos doentes com resistência à insulina
  • nas pessoas com problemas a nível intestinal que possam condicionar a absorção do mineral
  • nos atletas com exercício físico intenso
  • nos idosos (com baixa ingestão alimentar)
  • por quem sinta muita convulsão por alimentos doces

SINTOMAS COMUNS DA FALTA DE CRÓMIO

Um deficit deste mineral no nosso organismo pode dar lugar ao aparecimento de algum destes sintomas ou padecer patologias relacionadas:

Alterações no peso
Mudanças no apetite
Mudanças de humor
Insónia
Falta de energia ou fadiga
Mal controlo da glicemia sanguínea
Risco de apresentar altos níveis de colesterol
Leves sintomas de ansiedade
Pior capacidade de concentração e pouca memória
Agravamento da saúde da pele, sistema ósseo e ocular

O que é o Picolinato de Crómio?

O Picolinato de Crómio é a combinação entre o mineral crómio e o ácido picolínico.

Ainda que o crómio seja, por vezes, combinado com outros ingredientes, costuma ser combinado com o ácido picolínico porque ajuda o corpo a absorver uma maior quantidade de crómio.

O picolinato de crómio vende-se como um suplemento nutricional e utiliza-se para prevenir a deficiência de crómio, que pode desenvolver-se como resultado de uma má alimentação, do stress e do envelhecimento.

Junto com a prevenção da deficiência de crómio, o picolinato de crómio tem uma influência positiva sobre algumas condições como a supressão do apetite, a diabetes ou sobre os altos níveis de colesterol.

Outro mecanismo de actuação do picolinato de crómio, será o de proteger o dano produzido pelos radicais livres e sobre a integridade do ADN no fígado e nos rins.

Controlo do açúcar sanguíneo

Na diabetes tipo 2, embora o pâncreas produza insulina suficiente, as células musculares e outros tecidos tornam-se resistentes à acção desta, o que resulta num fraco controlo dos níveis de açúcar sanguíneos. Alguns estudos têm analisado o efeito dos suplementos de crómio na diabetes tipo 2.

Uma meta-análise recente agrupou os resultados de 41 estudos e descobriu que os suplementos de crómio parecem melhorar o controlo dos níveis de açúcar sanguíneos nos indivíduos com diabetes tipo 2; no entanto, autores ainda afirmam que são necessários ensaios clínicos bem desenhados, antes de se poder fazer alegações.

Nenhum benefício sobre o controlo da glucose foi encontrado quando se suplementou indivíduos sem diabetes com crómio.

Consumo aconselhado

Os estudos sobre a quantidade de crómio essencial ainda são escassos. Contudo, baseados na ingestão dietética típica das sociedades de nutrição alemãs, austríacas e suíças considera-se uma ingestão diária de 30-100 μg, como uma quantidade adequada para adolescentes e adultos.

Esta quantidade está de acordo com as recomendações recentes da UE que são cerca de 40 μg de Cr3+ por dia.

Deve tomar suplementos?

Tendo em conta as desvantagens da deficiência de crómio poderá pensar que precisa de suplementos para a evitar, mas a verdade é que a deficiência é rara, visto que alimentos, como pão integral, queijos, frutos secos, batatas com casca e cereais incluem o mineral – já sabe o que deve incluir na sua dieta.

Não deve nunca tomar suplementos sem consultar o seu nutricionista, mas regra geral as pessoas que poderão necessitar de os tomar são pessoas que consomem muito açúcar e diabéticos.

Se tomar suplementos e acabar por consumir em excesso, corre também o risco de ter alguns problemas. Estes incluem riscos à saúde dos rins e do fígado bem como condições associadas à desintegração de fibras musculares – acredite, estas são dolorosas.

FAQS

  • <strong>O que é o crómio?</strong>

    O crómio é um elemento químico representado pelo símbolo “Cr” e número atómico 24. É um metal duro, brilhante e resistente à corrosão.

  • <strong>Para que serve o crómio?</strong>

    O crómio é utilizado em várias aplicações, como na produção de aço inoxidável, em ligas metálicas, na galvanização, em pigmentos e em curtumes. Também é usado como suplemento alimentar em algumas situações.

  • <strong>O crómio é essencial para o corpo humano?</strong>

    Sim, o crómio é um mineral essencial que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. O crómio potencia a ação da insulina, a hormona que regula o metabolismo dos hidratos de carbono, das gorduras e das proteínas.

  • <strong>Quais são as fontes alimentares de crómio?</strong>

    Alimentos ricos em crómio incluem carnes magras, ovos, grãos integrais, nozes, brócolos e levedura de cerveja.

  • <strong>Quais são os sintomas de deficiência de crómio?</strong>

    A deficiência de crómio pode resultar em intolerância à glicose, resistência à insulina e um aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

  • <strong>O crómio é tóxico?</strong>

    Enquanto o crómio trivalente é uma forma essencial e geralmente considerada segura, o crómio hexavalente é tóxico e pode ser carcinogénico. É importante diferenciar as formas do elemento.

  • <strong>Como é que o crómio é utilizado na indústria?</strong>

    Na indústria, o crómio é frequentemente utilizado na produção de aços inoxidáveis, na galvanização para proteger o metal da corrosão, e em pigmentos para tintas e vernizes.

  • <strong>O que é o crómio hexavalente?</strong>

    O crómio hexavalente é uma forma oxidada do crómio e é conhecido por ser tóxico e carcinogénico. É utilizado em processos industriais e pode ser encontrado em alguns locais de contaminação ambiental.

4.8 / 5. Votos: 82

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo
Olga Dias

Somos um blog com carácter exclusivamente informativo de temas relacionados com emagrecimento, fitness e nutrição, não constituindo um parecer médico de saúde.