Alimentos que Fortalecem a Imunidade
Ter uma alimentação saudável e equilibrada no dia a dia é indispensável para que estejamos com reservas de nutrientes e minerais que nos deixem melhor preparados para combater gripes, infecções, vírus e doenças.
O ideal é garantir uma boa quantidade de proteínas, zinco, selénio, vitamina A, vitamina C, vitaminas do Complexo B e um intestino saudável.
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem originar infecções nas pessoas. Normalmente estas infecções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser comparadas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.
Alimentos anti-inflamatórios, probióticos, antioxidantes e ricos em vitamina C, zinco e selénio devem incluir-se no cardápio, pois, ou aumentam a produção de glóbulos brancos, que elevam os níveis de anticorpos e combatem os microrganismos, ou ajudam a impedir a contaminação.
Ao invadir o organismo, vírus e bactérias aceleram o sistema imunológico, o que origina uma série de reacções com o objectivo de eliminar os agente agressores.
A má alimentação é indicada como um dos factores do enfraquecimento da imunidade. Quando somados ao stress e, insónia ou sono insuficiente, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e problemas emocionais, a possibilidade de ficar doente aumenta extremamente.
O stresse, por exemplo, aumenta a produção do cortisol, hormona que reduz a defesa do organismo.
Em tempos de necessidade de se fortalecer o sistema imunológico, o ideal é consumir alimentos nutritivos, que são ricos em vitaminas e minerais. No entanto, muitas pessoas ficam ansiosas e acabam por comer muitos alimentos ricos em açúcar, como doces, snacks e refrigerantes.
Para piorar a situação, a restrição dos ginásios e de exercícios físicos também altera a alimentação.
O ideal é evitar fritos, gorduras e açucares e procurar ter uma alimentação mais rica em verduras e legumes, como alface, brócolos e espinafre, que são alimentos ricos em fibras e que vão auxiliar no aumento do tempo de saciedade.
Frutas como laranja e abacate, que têm um efeito saciante, são recomendadas, sem falar que o abacate é uma gordura saudável.
Também se recomenda aumentar a ingestão de fibras ricas em ómega três, como as castanhas e as nozes, que aumentam a saciedade porque também têm relação com a produção de cortisol.
Coronavírus – os alimentos que fortalecem a imunidade
Alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios
*Gengibre;
*Própolis;
*Mel;
*Açafrão da terra – antibiótico natural devido a presença da curcumina;
*Alho.
Alimentos ricos em selênio
*Castanha do pará (duas por dia auxiliam na eliminação de toxinas e reforçam e a imunidade).
Alimentos ricos em vitamina C
*Laranja;
*Acerola;
*Pimentão;
*Bróculos;
*Goiaba;
*Limão;
*Manga;
*Abacaxi;
*Espinafre;
*Espargos;
*Repolho;
*Rúcula;
*Agrião.
Alimentos ricos em zinco
*Carnes;
*Peixes;
*Oleaginosos (nozes, castanhas, avelãs, amendoins, amêndoas);
Para ajudar na tarefa de saber o que preparar como refeição nestes dias em que todos estamos mais tempo em casa, segue receita.
Receita de cartucho de couve com frango
Ingredientes:
- 250g frango desfiado
- 50g pimento picado
- 1/2 cebola pequena picada
- 2 folhas couve portuguesa grandes
- 1 dente alho picado
- pimenta qb
- sal qb
Como preparar:
Coza as folhas de couve até que estas fiquem moles (uns 5 minutos)
Misture o frango com os pimentos, o alho, a cebola, tempere a gosto.
Coloque no centro da couve e enrole como se fosse um cartucho.
Regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 12 a 15 minutos.
Uma boa hidratação
A ingestão certa de água também é importante neste momento uma vez que a água permite manter a homeostasia (processo de regulação através do qual o organismo consegue manter a estabilidade do seu equilíbrio) e permite o transporte de nutrientes para as células e a eliminação e excreção de resíduos e produtos do metabolismo.
Mais: a ingestão adequada de água fiscaliza estrutura às nossas células, sendo fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção, excreção e manutenção da temperatura corporal.
Também a actividade física efectuada de maneira regular melhora o nosso sistema imunológico. Além de ajudar a manter a forma e o condicionamento físico num momento em que a recomendação é passar mais tempo em casa, manter-se activo é uma ferramenta importante para minimizar o stresse e a ansiedade gerados no contexto de uma pandemia.
Informação importante nesta altura complicada.
Sofro de anemia há vários anos, este tema preocupa-me bastante. Obrigada pela informação e bom trabalho!
A alimentação é a base para tudo o resto sem dúvida nenhuma.
olá muito obrigado pelas dicas do seu site eu pude compreender como funciona melhor agora kkk
obrigado e um abraço .