Benefícios do Sal Rosa do Himalaia para a sua saúde 1

Benefícios do Sal Rosa do Himalaia para a sua saúde

O sal é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo e, embora seja muitas vezes visto como um vilão e estimulador de uma série de doenças, a sua completa ausência pode prejudicar o corpo tanto quanto o excesso.

Entre os tipos de sal que existem – o marinho é o mais popular – um género de sal tem chamado a atenção devido a sua pureza química: o sal rosa do Himalaia.

O Himalaia é uma região de 2.500km com as mais altas montanhas do planeta, sendo conhecido também como o “Teto do Mundo”. Essas montanhas percorrem países como Nepal, China, Tibete, Butão, Índia e Paquistão.

O sal rosa é integral e possui até 84 minerais necessários para o bom funcionamento do corpo humano, além disso, especialistas na área da saúde reconhecem-no e recomendam como o mais saudável do mercado.

De entre esses minerais podemos salientar o magnésio, cálcio, potássio, sulfato de cálcio entre outros que são facilmente absorvidos pelo corpo.

Mais saúde e menos sódio

O sal rosa contém 85% de cloreto de sódio e 15% de outros minerais. O sal refinado possui na sua composição 97,5% de cloreto de sódio e o restante é de produtos químicos como absorventes de humidade e clareadores. Quando é refinado, o processamento do sal é feito a mais de 650º graus, o que altera a sua estrutura natural em função do calor excessivo.

Benefícios do Sal Rosa

O Sal do Himalaia frequentemente contém pedaços de óxido de ferro (ferrugem), o que lhe dá uma cor rosa.

Ao sal comum de cozinha são retirados grande parte dos seus minerais, além de ser branqueado e limpo através de produtos químicos, sendo depois aquecido a altas temperaturas.

Por isso o organismo não consegue absorve-lo correctamente, o que consequentemente vá formando depósitos de sal nos órgãos resultando em retenção de líquidos, hipertensão, problemas cardíacos entre outros.

Benefícios do Sal Rosa

Alguns benefícios do sal rosa:

  • O sal do Himalaia possui alto poder desintoxicante, ajudando a eliminar as toxinas do corpo e purificar o sangue
  • O sal rosa actua como anti-histamínico natural, agindo no controle de alergias e úlceras
  • O consumo do sal do Himalaia também ajuda a fortalecer o sistema digestivo, prevenindo gases e prisão de ventre
  • O consumo deste sal auxilia na saúde vascular, melhorando a circulação e ajudando a reduzir a pressão arterial.

 

No banho – Cristais de Sal Rosa do Himalaia na banheira tornam o banho desintoxicante, e as suas propriedades e nutrientes activam a circulação e relaxam os músculos. Tomar banho com sal rosa promove o relaxamento e bem-estar geral.

O Sal do Himalaia desintoxica o corpo através de osmose durante o banho, ou seja, a pele absorve os minerais saudáveis e o sódio na camada exterior da pele, a humidade das células é preservada e as toxinas do corpo são libertadas.

O banho precisa ser morno como a temperatura corporal normal (cerca de 36º), e a medida é 1 quilo de sal rosa para 30 litros de água.

Para completar o pacote de vantagens do Sal do Himalaia, em função do relaxamento geral promovido pelo banho e também pelo seu consumo, ele melhora bastante o sono.

Sabia que…

Na decoração – Placas de sal rosa costumam ser usadas como bandejas para servir peixes em pratos orientais.

Potes com sal rosa espalhados pela casa purificam a energia do ambiente e são muito decorativos.

Dos vários tipos de sal disponíveis no mercado o sal do Himalaia é sem a menor sombra de dúvidas a melhor opção de escolha.

4.8 / 5. Votos: 111

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

4 thoughts on “Benefícios do Sal Rosa do Himalaia para a sua saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *