Os benefícios do chocolate para a saude

Os benefícios do chocolate – O chocolate além de ser muito bom, quase toda a gente gosta, também traz muitos benefícios ao corpo.

É um alimento nutritivo: O cacau possui propriedades antioxidantes, flavonóides e cafeína. Em particular o chocolate meio amargo é um alimento muito nutritivo, que contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.

 

Os benefícios do chocolate

Os benefícios do chocolate amargo ou meio amargo são, principalmente, melhorar a circulação sanguínea, prevenir o cancro, devido a sua riqueza em antioxidantes.

Faz bem ao coração porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonóides.

Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com acção semelhante à cafeína;

Dá sensação de bem-estar, pois ajuda a libertar a serotonina.


Fortifica os músculos: Comer uma pequena quantidade de chocolate diariamente aumenta o fluxo sanguíneo no organismo em pouco menos de duas semanas. Este aumento melhora também a oxigenação dos músculos, tornando-os mais resistentes.
O chocolate é rico em antioxidantes, que nos protegem do envelhecimento causado pelos radicais livres.

Diminui o colesterol: O chocolate amargo ajuda a diminuir os níveis de LDL, também chamado de colesterol ruim.

Favorece uma gravidez saudável: Consumir chocolate durante a gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclampsia.

Funciona como anti-inflamatório: O chocolate meio amargo é rico em flavonóides, componentes que destroem os radicais livres que causam a inflamação.

Previne derrames: Os grãos de cacau têm substâncias que ajudam a manter o sangue fino e as artérias limpas, melhorando a irrigação sanguínea no cérebro.

Assim, quem come quatro pedaços de chocolate pelo menos uma vez por semana, tem 22% menos probabilidade de ser vítima de um acidente vascular cerebral.

Para ter todos os benefícios do chocolate negro basta comer um quadradinho de chocolate, que são cerca de 6 g por dia.

A energia do chocolate

O chocolate contém cerca de 60% de hidratos de carbono e 30% de gordura o que se traduz num valor calórico que ronda as 500kcal/100g. Isto significa que o seu consumo deve ser devidamente integrado num estilo de vida activo e saudável e ajustado aos gastos energéticos de cada indivíduo.

Os Benefícios Do Chocolate

Os benefícios do chocolate para a saude
4.4 (87%) 20 votos

2 Comentários

  1. Colocado por Hugo

    como tudo se for comido com conta peso e medida faz bem há saúde

  2. Colocado por Sara

    adoro chocolate!

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*