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Os benefícios da cafeína no combate do excesso de peso

O café é a principal fonte da cafeína, substância conhecida pelos seus componentes estimulantes. Para além de proporcionar uma dose de energia extra para encarar o dia, o café auxilia no processo de emagrecer, se combinado com a prática regular de exercício físico.

Os principais elementos que justificam a perda de peso através de uma ingestão regular de café podem ser efectuados a partir de três ideias-chave.

Está comprovado que as pessoas que bebem café apresentam um gasto energético diário maior.

O café adopta-se como responsável por um maior consumo energético base, já que promove o metabolismo e, por conseguinte a termogénese, agilizando o processo fruto da transformação de calorias dos alimentos em energia.

Desta forma, o organismo gasta mais calorias diariamente. Do mesmo modo, a cafeína intensifica o processo de lipólise, que, por sua vez, corresponde a uma degradação dos lípidos e posterior conversão de gorduras em reservas energéticas.

Esta deterioração de lípidos leva a que os níveis de gordura corporal baixem, promovendo a manutenção ou recuperação do peso desejado.

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Por último, o consumo regular de cafeína é sinónimo de uma maior sensação de saciedade.

Deste modo, os snacks constantes que as pessoas comem tornam-se mais evitáveis, uma vez que a pessoa não sente o desejo de ingerir alimentos regularmente. Por essa razão, o consumo de calorias é melhor gerido.

Normalmente, para se atingir e manter um peso dito saudável, algo que está condicionado pelas características de cada um, a máxima deve ser a de gastar um número de calorias superior às ingeridas diariamente.

Neste sentido, de modo a conseguir determinar o número de calorias que pode consumir e saber quais são os alimentos que melhor se adequam às suas exigências, marque consulta num nutricionista.

Sabia que pelo menos mais de metade da população mundial bebe todos os dias um café?

Sabe bem, desperta e traz benefícios para a saúde, tais como:

Actua como um poderoso antioxidante

O café está em sexto lugar na lista das bebidas e alimentos com mais antioxidantes, logo atrás das amoras, alcachofras e nozes.

Deste modo, o café pode auxiliar em atrasar o envelhecimento das células estando ainda relacionado a uma melhor saúde cardiovascular.

Em resumo, o café quando consumido em pouca quantidade (como em tudo nesta vida) pode auxiliar-nos a viver mais e com melhor qualidade de vida.

Melhora a concentração e atenção

Por causa do seu alto conteúdo em cafeína, o café faz com que nos sintamos mais despertos e com mais energia. Ou seja, é algo que ajuda a efectuar as nossas actividades diárias de uma forma mais eficaz, sejam profissionais ou particulares.

Esta é uma das razões pelas quais muitas pessoas de média idade bebem uma chávena de café ao pequeno almoço.

O café pode prevenir doenças

É verdade, leu bem. Imensos estudos médicos demonstram que as pessoas que consomem entre 2 a 3 chávenas de café por dia podem prevenir vários tipos de doenças.

Na verdade, esta bebida pode reduzir o risco de se vir a padecer de algumas doenças cardiovasculares, respiratórias, avc´s, diabetes, infecções e lesões.

No entanto, e em oposição, ao beber mais do que 4 ou 5 chávenas de café, pode dar-se o efeito adverso (como por exemplo o aumento da pressão arterial).

No exercício físico

Ela diminui a fadiga e a acção antioxidante do café age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando a queimar calorias.

Além disso, intensifica a performance durante a actividade física, actuando como estimulante do sistema nervoso, aumentando a tensão dos músculos e ajudando na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular.

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O café também não deve ser consumido com excesso de açúcar. O ideal é tomá-lo puro, mas, como nem todas as pessoas estão acostumadas com o seu sabor forte, a dica é adoçá-lo com moderação, opte por adoçante, mel, açúcar mascavado etc.

Café com medicamentos

O café pode ter consequências graves em pessoas que tomam determinados medicamentos, seja bloqueando os seus efeitos ou afectando a absorção de cafeína.

Um estudo realizado em 2008, descobriu que pessoas que bebiam café pouco antes ou depois de tomar levotiroxina, um medicamento comum para a tiróide, tiveram uma diminuição de até 55% na absorção do fármaco.

Outros estudos demonstraram que o café pode reduzir a absorção do alendronato (medicamento para a osteoporose) até 60%, e pode também diminuir os níveis circulantes de estrogénio.

Alguns medicamentos podem aumentar os efeitos do café e como resultado, a cafeína pode manter-se no organismo por várias horas.

Por exemplo, as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais podem ficar com cafeína no organismo até quatro horas a mais de quem não toma nenhum tipo de medicação.

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O excesso de café pode dar origem a alguns problemas de saúde. A mucosa do estômago pode ser afectada se beber várias chávenas de café por dia.

Em virtude da cafeína presente no café pode ocorrer o aumento da frequência cardíaca em casos de abuso.

Outro cuidado importante é com a forma de consumir o café.

Os recipientes plásticos como copos descartáveis podem causar riscos à saúde devido a eliminação de substâncias tóxicas presentes no plástico que são eliminados pela alta temperatura do café.

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