Bebidas alcoólicas e as suas calorias

Se deseja emagrecer ou se já faz um regime de emagrecimento, saiba que as bebidas alcoólicas (sobretudo as destiladas) possuem um alto valor calórico e como tal colocam em risco as dietas de emagrecimento.

Cada grama de álcool puro produz sete calorias. Entretanto, o valor calórico de cada tipo de bebida varia de acordo com o seu teor alcoólico.

Deste grupo de bebidas, o vinho é a bebida alcoólica mais aceitável, isto porque tem menos calorias que as outras bebidas alcoólicas (salvo a cerveja) e porque tem flavonóides e resveratrol (antioxidantes).

Se por motivos de força maior (ex: uma festa) tiver de consumir uma bebida alcoólica, que seja cerveja ou vinho (quantidade bem reduzida).

Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas e as suas calorias

O vinho tem cerca de 12% e as bebidas destiladas de 40 a 50% de teor alcoólico

O álcool é absorvido numa hora pelo organismo, mas leva entre 6 a 8 horas para ser eliminado completamente, mas o tempo varia de acordo com o peso e massa muscular de cada pessoa.

É necessário beber com moderação! Não adianta optar por uma bebida com menor teor alcoólico e menos calórica, mas acabar exagerando na dose.

Calorias de algumas bebidas:

Cerveja – 45 calorias (100ml)
Branco suave – 144 calorias
Branco seco – 83 calorias
Champagne – 85 calorias
Porto – 182 calorias
Tinto suave – 104 calorias
Tinto seco – 63 calorias
Verde – 83 calorias
Espumante – 137 calorias
Vodka – 240 calorias (100 ml)
Caipirinha – 280 calorias (100 ml)
Brandy – 240 calorias (100ml)
Whisky – 294 calorias (100 ml)
Gin – 300 calorias (100ml)

Bebidas alcoólicas

Juntamente com os refrigerantes, as bebidas alcoólicas são um perigo para uma dieta alimentar de emagrecimento, logo, os cocktails que incluam estes dois tipos de bebidas calóricas também são um perigo para as dietas de emagrecimento e por isso devem ser evitados.

As cervejas artesanais com elevadas percentagens de álcool contêm mais calorias por garrafa do que se imagina.

Só o facto de serem muito alcoólicas contribui para tal – cada grama de álcool tem sete calorias. E, como se não bastasse, todo o álcool ingerido pode acabar por nos deixar com uma sensação de fome.

Para não abdicar das coisas que gosta, basta ter em mente quatro acções essenciais:

Moderar – A bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação. O álcool é uma substância psicoativa com potencial de causar dependência.

Substituir – Em coquetéis em que é adicionado açúcar, o ideal é substituí-lo por adoçante. Evite acrescentar leite condensado, pois é rico em açúcar e gordura. Troque por iogurte desnatado: também fica bom e com muito menos calorias.

Intercalar – Tente sempre intercalar as bebidas alcoólicas com água. Antes de começar a beber a bebida alcoólica, beba água, assim evita matar a sede com esta bebida.

Diluir – Use gelo para diluir o uísque ou a caipirinha e prefira coquetéis mais leves como o mojito (rum, sprite zero, hortelã e limão) ou a cuba libre (rum, coca light e limão).

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