As especiarias e seus beneficios

As especiarias e seus beneficios

As especiarias têm origem em flores, frutos, sementes, cascas, caules ou raízes, e possuem um aroma e sabor acentuado. Permitem que confeccione pratos deliciosos e coloridos, ao mesmo tempo que diminui a quantidade de sal, açúcar ou gordura que adiciona.

Experimente condimentos diferentes dos habituais que ajudam a acentuar os sabores dos pratos e que aportam benefícios adicionais para a sua saúde.

Eis algumas especiarias que são muito benéficas:

A paprica provém do pimentão-doce seco. O seu sabor pode variar de adocicado a picante. A caspíssima é o elemento responsável pelo sabor picante e contém inúmeras propriedades benéficas para a saúde.

O tomilho é uma especiaria de sabor fresco e muito aromática, com mais de 60 variedades diferentes. Rico em betacaroteno, óleos voláteis e manganésio, é excelente no combate aos radicais livres graças ainda ao seu elevado número de flavonóides.

O açafrão-da-índia é uma especiaria com propriedades nutricionais excepcionais. Tem uma elevada concentração de vitamina C, potássio, ferro e fósforo, que ajuda a melhorar a resposta imunológica do organismo.

As Especiarias

O gengibre é um tubérculo caracterizado pelo seu sabor fresco e picante. Rico em antioxidantes, tem uma forte acção anti-inflamatória e anti-bacteriana, contribuindo para uma melhoria significativa da resposta imunitária do organismo.

Os cominhos combinam bem com leguminosas e pratos fortes, como os da cozinha mexicana ou indiana.

O cardamomo pode ser utilizado em pratos de carne, peixe ou até mesmo em infusões. Combina na perfeição com sabores cítricos e baunilha, sendo por isso muito utilizado em doces. Deve esmagá-lo ligeiramente para obter uma melhor extracção do sabor.

Tenha apenas em atenção que as especiarias devem ser utilizadas com moderação, de forma a não sobrepor os seus sabores e aromas aos dos restantes ingredientes.

4.3 / 5. Votos: 43

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *