Arroz integral e seus benefícios para a saúde

O arroz integral é conhecido pelas suas propriedades nutricionais. O arroz integral é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B.

A presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas tornam o arroz integral um alimento especialmente importante para aqueles que procuram o emagrecimento, pois ele pode auxiliar na sensação de saciedade e da depressão.

Quando não ocorre uma concentração grande de glicose, assim como é ocorrido com o arroz normal, ocorre uma menor criação de reservas de gordura, ou seja, as gorduras localizadas. Isso ajuda a manter a forma, além de emagrecer. As fibras, e a glicose entrando no corpo lentamente, também melhoram o metabolismo, fazendo com que as funções corporais sejam realizadas mais rapidamente, diminuindo, até mesmo, a resistência à insulina.

 

Arroz integral

Este arroz por ser integral, não sofre o processo de branqueamento mantendo assim todos os seus nutrientes (lípidos, vitaminas lipossolúveis e do complexo B, proteínas, minerais e fibras). Apresenta uma cor creme e uma textura mais rija que o arroz normal.

Para fazer o arroz, a única diferença do comum é o tanto de água que irá acrescentar, como ele tem casca (por isso é integral), o cozimento demora um pouco mais e precisa de mais água do que o branco.

Arroz integral

De forma geral, todos os alimentos integrais são fortes aliados no processo de emagrecimento, já que são ricos em fibras que fazem uma verdadeira limpeza no sistema digestivo e no intestino, fazendo com que os nutrientes sejam absorvidos e as gorduras sejam eliminadas mais rapidamente. Essas mesmas fibras também são capazes de dar a sensação de saciedade por mais tempo, fazendo com que coma menos.

 

arroz integral

 

Receita de arroz do mar

– Ingredientes –

  • 3 Chávenas de chá de arroz
  • 1 Cebola
  • 1 Dente de alho
  • 3 Colheres de sopa de azeite
  • 2 Lulas grandes
  • 300g de amêijoas
  • 300g de camarão descascado
  • 1 Chávena de ervilhas
  • Sal e pimenta q.b.

Como preparar

Coza o arroz em água temperada com sal.
Há parte, aloure o alho e a cebola picados com o azeite.
Junte as lulas limpas e cortadas às rodelas, o camarão e as amêijoas.
Salteie por uns minutos e tempere de sal e pimenta.

Arroz integral

Numa saladeira misture todos os ingredientes e sirva.

 

Receita De Arroz Integral | Benefícios Do Arroz Integral

 

 

 

 

 

 

 

Arroz integral e seus benefícios

  • Tem ação para auxiliar e preservar o intestino;
  • É benéfico ao sistema cardiovascular;
  • É favorável ao cérebro;
  • É saudável aos músculos;
  • É favorável contra o câncer;
  • É alimento bom aos diabéticos;
  • É recomendado para saúde óssea.

 

O arroz integral é um alimento rico em hidratos de carbono, utilizado por muitos culturistas para aumentar a massa muscular.

Índice Glicêmico do Arroz Branco e Integral

Quando os hidratos de carbono são digeridos e passam para o intestino delgado, começam a ser absorvidos e transportados para a corrente sanguínea. Isso aumenta a glicemia e o pâncreas liberta insulina para transportar os nutrientes para as células.

A quantidade e a velocidade da secreção de insulina dependem do índice glicémico da refeição e cada alimento ingerido aumenta ou diminui a velocidade de absorção.

Os hidratos de carbono de alto índice glicémico criam um pico de insulina mais rápido e elevado, que é útil quando é necessária uma recuperação rápida. Os mesmos hidratos de carbono ingeridos quando não é necessário elevar a glicemia, leva a que esses nutrientes sejam armazenados na forma de gordura e não em glicogenio muscular.

O arroz branco tem pouca fibra e pouca gordura, o que cria um pico de insulina mais elevado que o arroz integral.

O arroz integral tem mais fibra e gordura, o que leva a uma absorção mais lenta e um pico de insulina menor.

 

Arroz integral e seus benefícios

 

Os dois tipos de arroz têm impactos diferentes na glicemia e insulina. A pergunta de qual é o melhor não pode ser respondida de forma generalista:

  • No pós-treino o arroz branco é mais benéfico, pois permite iniciar a recuperação com mais rapidez.
  • Nas outras refeições o arroz integral seria mais benéfico, pois não é necessário aumentar a insulina.
  • A quantidade é mais importante que o tipo de arroz – Comer demais engorda e comer pouco não permite aumentar a massa muscular.

 

Como não é sujeito a tratamentos químicos e não tem glúten é também apropriado para quem é mais sujeito a alergias, pois o risco de alergia do arroz integral é praticamente inexistente.

O arroz integral pode ser cozinhado de mil e uma maneiras, bastando usar uma panela de pressão para que fique bem cozido ou, em alternativa demolhar o arroz integral num mínimo de três horas antes de cozinhar. Para que a transição do arroz branco para o arroz integral, em termos de sabor, seja mais fácil, podemos misturá-los até que o nosso paladar se adapte.

Depois de feita a adaptação, pela sua leveza e propriedades, vai tornar-se num alimento de eleição.

Arroz Integral

 

 

Arroz integral e seus benefícios para a saúde
4.7 (93.02%) 43 votos

2 Comentários

  1. Colocado por Bruno

    Prefiro sempre o arroz integral

  2. Colocado por Dina Caldas

    o arroz integral faz parte da minha alimentação, pois sinto-me muito melhor a nível físico

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*