Beneficios da Anona – Fonte de Fibra

Beneficios da Anona – Se ainda não experimentou a anona, vai poder deliciar-se com este fruto tropical que tem algumas semelhanças com a alcachofra, sendo a sua superfície exterior de aspecto escamoso, mas a sua polpa é branca, aveludada e suculenta e no interior tem várias sementes pretas.

Originária dos Andes, a anona é actualmente produzida em vários países, nomeadamente em Espanha, nos países da América do Sul e até em Portugal, mais concretamente nos Açores, Madeira e Algarve.

Na Madeira é cultivada até a altitude de 500 metros, principalmente nos concelhos de Santana, Machico, Santa Cruz, Ponta do Sol e Funchal. A época de colheita vai de Outubro até Maio, dependendo da localização e das condições climáticas.

Há quem considere que o seu sabor é uma mistura de banana, abacaxi e com notas de morango, outros comparam-no a uma mistura que, além do paladar daqueles frutos, ainda acrescenta os da manga, da papaia e do coco.

A anona terá um gosto próprio, único e inconfundível, e não deve ser procurada parecenças com outros frutos subtropicais e tropicais.

Trata-se de um fruto tropical, com um tom verde claro, que vai escurecendo à medida que amadurece. A sua superfície exterior tem um aspeto escamoso, mas a sua polpa é branca, cremosa e suculenta e no interior tem várias sementes pretas. Em termos de sabor, apesar de doce, tem também um toque ligeiramente ácido.

Anona - Fonte de Fibra

A anona tem alto teor de fibra (3,2g/100kcal) e é fonte de vitamina C.

Muitas vezes, à semelhança da manga, esta fruta é excluída por se considerar que “faz engordar”. De facto, a anona, à semelhança da banana e da uva, fornece mais calorias e açúcares comparativamente a outras frutas.

No entanto, mais uma vez, aqui o segredo é a quantidade: poderá consumir metade da anona (cerca de 130g) em vez de uma inteira. Nesta quantidade (130g), a anona é também fonte de vitamina B6 e potássio, importantes para várias funções do organismo, nomeadamente para o normal funcionamento do sistema nervoso.

A vitamina C é um potente antioxidante natural, que contribui para a formação de colagénio e consequente manutenção dos músculos, tecidos, ossos e cartilagens, sendo ainda essencial para aumentar a resistência do organismo às infecções, actuando a vários níveis no sistema imunitário.

Por sua vez, a vitamina B6 tem um importante papel no metabolismo das proteínas e do glicogénio.

Os benefícios do potássio prendem-se com o seu papel na formação e transmissão de impulsos nervosos e na contracção muscular e ainda na manutenção de uma pressão arterial normal, enquanto o magnésio contribui para a redução do cansaço e da fadiga.

Além disto, parece ser boa fonte de compostos bioativos e com propriedades antioxidantes, pelo que não fará sentido excluir esta fruta no contexto de uma alimentação saudável.

Resumindo, a anona reúne inúmeras propriedades benéficas para o organismo, destacando-se a sua acção anti-cancerígena, anti-inflamatória, antidepressiva, de regulação da tensão arterial, e de reforço do sistema imunitário e do sistema nervoso.

Alguns benefícios para a saúde da anona:

  • Tem um efeito purgante no organismo (ou seja, tem uma acção laxativa)
  • Actua como anti-depressivo e ajuda a combater distúrbios nervosos
  • Ajuda a prevenir infecções bacterianas
  • Ajuda a regular a pressão arterial
  • Tem efeitos a anti-cancerígenos

Anona - Fonte de Fibra

O poder da anona contra o cancro

A anona é uma fruta que actua na eliminação das células cancerígenas. Estudos recentes indicam que esta fruta é 10.000 vezes mais potente que a quimioterapia.

O interesse desta planta deve-se aos seus fortes efeitos anti-cancerígenos. E embora lhe sejam atribuídas outras propriedades, a mais interessante é o efeito que produz sobre o cancro.

É também considerada um agente anti-microbial de amplo alcance contra as infecções bacterianas, sendo eficaz no combate a parasitas internos, é um bom anti-depressivo, combate ainda a hipertensão arterial e os distúrbios nervosos.

Estudos científicos provaram que a anona destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo o do cólon, mama, próstata, pulmão e do pâncreas.

Os compostos desta árvore demonstraram actuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células de cancro do que o produto Adriamycin, uma droga usada na quimioterapia, normalmente usada no mundo.

Como escolher / manter a anona

Escolha anonas que cedam ligeiramente ao toque. Anonas duras estão demasiado verdes e provavelmente são secas. Manchas castanhas ou negras não são um problema. São apenas defeitos epidérmicos provocados pelos ramos vizinhos na árvore.

Mantenha as anonas à temperatura ambiente até amadurecerem. Atenção, porque amadurecem muito depressa.

Depois de maduras, pode mantê-las no frigorífico durante dois a três dias.

BOLO DE ANONA

Ingredientes

500 gr açúcar
500 gr farinha de trigo com fermento
250 gr manteiga
1 anona miolo
1/2 limão raspa
6 ovos
3 colheres de chá fermento em pó
1 chávena leite

Como preparar

Bate-se muito bem a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
Deita-se as gemas, uma a uma e vai-se incorporando no preparado anterior.
Por fim adicione os restantes ingredientes, o último ingrediente a adicionar são as claras em castelo.
Leve a forno médio, cerca de 180 ºC previamente aquecido, leva cerca de um hora a cozer.

bolo de Anona

Sugestões de utilização:

A anona madura pode ser cortada ao meio e ser servida como sobremesa de colher.

Pode ainda ser consumida em batidos e sumos.

Sabia que…

O fruto pode ser fermentado para produzir uma bebida alcoólica (contém 13 gramas de açúcar por 100 gramas de fruto).

A decocção (as partes da planta são fervidas junto com a água por alguns minutos) da casca é usada como um tónico e um remédio para diarreia.

A raiz é mastigada para aliviar dor de dentes e uma decocção da raiz é utilizada para tratar a febre.

A decocção das folhas é usada para tratar vermes e para tingir cabedal.

Beneficios da Anona – Fonte de Fibra
4.6 (91.27%) 55 votos

3 Comentários

  1. Colocado por Margarida

    a anona é parecida ao iogurte

  2. Colocado por Marina

    Tomei conhecimento desta fruta na Madeira e a partir dai como sempre que possível

  3. Colocado por Paulo

    a anona é um fruto tão saboroso, pena ser caro…

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*