Alimentos que escondem açúcar

Há muitos alimentos que escondem açúcar e no final do dia o balanço pode ser elevado. .

Considerado por vários especialistas como a “droga do século XXI”, diversos estudos mostram que o açúcar pode criar dependência e está associado ao excesso de peso, à diabetes e ao aumento do risco de doença cardiovascular.

Está presente em grandes quantidades nos alimentos processados, mas, no dia a dia, há quem ainda consuma estes produtos sem ler os rótulos ou sem saber interpretar as informações que neles constam.

Os doces não são os únicos que devem ser evitados por quem quer diminuir a ingestão de açúcar.

Bebidas e alimentos como água com sabores, cereais, iogurte e molhos podem esconder grandes quantidades deste elemento.

Por dia, a Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de 25 gramas de açúcar.

CEREAIS PEQUENO-ALMOÇO – É uma rica fonte de energia, proporcionando disposição para as atividades e treino do dia-a-dia. Porém devem ser comidos na proporção máxima de 30 gramas por refeição, já que a maioria dos cereais de pequeno-almoço contém doses extensas de açúcares combinados

Alimentos que escondem açúcar


ÁGUAS COM SABORES – Alguns tipos de “águas vitaminadas” têm adição de açúcar. Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá .

IOGURTE – Alimentos com 0% de gordura não possuem necessariamente 0% de açúcar. Este é o caso dos iogurtes. Nesses alimentos, o açúcar normalmente é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida. Um iogurte de 150 gramas com 0% de gordura pode ter, por exemplo, até 20 gramas de açúcar – o equivalente a cinco colheres de chá.

Alimentos que escondem açúcar

 

PÃO – O pão é um dos alimentos que mais “escondem” açúcar. Uma fatia de pão processado pode ter, em média, até três gramas de açúcar. O açúcar presente no pão, aliás, é normalmente formado no processo natural de fermentação, mas também pode ser adicionado durante a fabricação do alimento.

 

açúcar - Alimentos Que Escondem Açúcar

Para verificar a presença e a quantidade de açúcar nos alimentos é importante ler os rótulos das embalagens, nomeadamente a lista de ingredientes e a informação nutricional.

Os ingredientes surgem por ordem decrescente de peso no fabrico do alimento, ou seja, se o açúcar consta nos primeiros lugares da lista, quer dizer que o alimento contém mais quantidade de açúcar do que dos ingredientes enumerados mais à frente na lista.

Mas termos como:

Sacarose
Glicose
Glucose
Dextrose
Maltodextrose
Maltodextrina
Maltose
Dextrose
Frutose
Lactose
Galactose

Todos eles são nomes de diferentes tipos de açúcares… estão muitas vezes na lista de ingredientes mas não os identificamos como açúcares escondidos. Por isso já sabem ao comprarem uma bebida vegetal com maltodextrose ou uma compota com frutose, estão a comprar um produto aos quais foram adicionados açúcar. Não se deixe enganar e faça compras informadas!

 

Veja como o açúcar atua no organismo:

Fígado – Armazena a glicose. O excesso retido é transformado em gordura, o que resulta em ganho de peso.

Pâncreas – Órgão responsável por libertar insulina, em excesso também favorece o ganho de peso.

Dentes – As bactérias alimentam-se de açúcar e produzem ácido que destrói os dentes, provocando cáries.

Cérebro – Na presença do açúcar, envia sinais nervosos e liberta serotonina, a hormona do prazer, e causa dependência ao sabor doce.

Para reduzir o consumo de açúcar não tem mistério: Comece analisando bem os rótulos, evite acrescentar açúcar e adoçantes nas bebidas e prefira sempre alimentos naturais ou preparados somente com ingredientes de qualidade e certificados.

Alimentos que escondem açúcar
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Comentários

  1. Colocado por Laura Teles

    Informação muito importante, parabéns.

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