Agrião – um superalimento!

Agrião – um superalimento! É um alimento com um grande valor nutritivo, rico em antioxidantes e uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C, e diversos minerais como ferro, magnésio e potássio e uma excelente fonte natural de .

Originária da Europa e Ásia, esta planta é cultivada e utilizada como alimento em quase todo o mundo. Pertence à família das crucíferas, às quais também pertencem os brócolos, couves, agrião, rábano e repolho.

Em Portugal, comercializam-se três espécies distintas às quais vulgarmente se chama agrião: agrião do rio ou de água (nasturtium officinale), agrião da horta (barbarea verna) e mastruço (lepidium sativum).

Agrião Água – O Agrião de Água é uma variedade de agrião que necessita de manter as raízes totalmente encharcadas ou muito húmidas para o seu correcto desenvolvimento. O Agrião de Água possui folhas grandes e muito tenras, sendo muito utilizado em saladas e outros pratos culinários. É um alimento facilmente digerível, rico em ferro, e possui importantes propriedades depurativas e diuréticas.

Segundo um estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, o agrião tem diversos benefícios vasculares, um dos quais o facto de ajudar a baixar a pressão arterial ajudando a mante-la saudável principalmente em pessoas que costumam ter uma dieta pobre em cálcio, magnésio e potássio. Deve ser ingerido de forma natural e não em suplementos alimentares.

Um superalimento! O agrião também é um forte aliado na perda ou manutenção do peso, pois tem baixíssimas calorias mas muitas fibras solúveis e insolúveis, que garantem saciedade e energia.

Agrião – um superalimento!

Versátil e saudável

Alimento básico desde a existência humana, o agrião é um dos mais antigos vegetais consumidos por seres humanos. De sabor intenso e vários benefícios para a saúde, o agrião pode ser usado de mil e uma formas na sua cozinha.

Benefícios e utilização – um superalimento!

Além da vantagem de ser um alimento baixo em , fornecendo 22 calorias em cada 100 gramas, o agrião é rico em vitaminas A, B e C. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Ulster, Reino Unido, demonstra que o agrião na variante de água tem mais vitamina C do que as laranjas, mais ferro que os espinafres e mais cálcio que o leite – tornando-se um alimento poderoso no reforço do sistema imunitário.

Além disso é anti-anémico, ajuda a manter a juventude, favorece o crescimento do cabelo e tem uma forte acção anti-cancerígena.

É um alimento depurativo e diurético recomendado para diabéticos.

É ainda anti-anémico, aumentando a concentração de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Tem acção odontológica (alivia as dores de dentes) e é indicado na quimio prevenção.

RECEITA DE CREME DE AGRIÃO:

Ingredientes

200 gramas de agriões

2 cenouras

200 gramas de abóbora

1 courgette

1 cebola

2 dentes de alho

20 ml de azeite

1 colher (chá) de sal

Preparação

Arranje os agriões e reserve-os.

Descasque, corte em pedaços e coloque numa panela com água os restantes ingredientes (mantenha a casca da courgette).

Quando estiver tudo cozinhado adicione os agriões e deixe-os apenas até voltar a ferver, para ficarem al dente.

Adicione o azeite e triture.

Agrião – um superalimento!

foto bolo de agrião

Apesar de o usarmos bastante em saladas e sopas, o agrião é bastante mais versátil do que isso. Pode dar um um óptimo esparregado, ou até um nutritivo molho pesto para juntar a massas por exemplo.

Seguindo a tradição britânica, pode-se juntar a pão, consumido em sandes, tostas e até hambúrgueres. Se for consumido cru, tanto melhor – maiores são os benefícios.

Boas razões para fazer deste vegetal uma presença regular à mesa, preferencialmente cru. O médico norte-americano Dr. Oz aconselha uma porção pelo menos 3 a 5 vezes por semana. E combinado com os ómega 3 do salmão, que combatem a inflamação e o cancro, os efeitos quimio preventivos são ainda mais potenciados, assegura.

Agrião – um superalimento!
4.8 (95.29%) 34 votos

3 Comentários

  1. Beatriz || 4 Outubro, 2017

    adoro agrião em saladas

  2. Xana || 4 Abril, 2017

    Nunca imaginei comer um bolo feito com agriao

  3. Laura || 14 Fevereiro, 2017

    Vou experimentar o creme de agrião 🙂

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*