Água engorda?

Água engorda?

É verdade ou mito que a água às refeições engorda?

Vamos por partes, a água é isenta de calorias, tendo apenas alguns micronutrientes, pelo que é impossível formar gordura a partir dela. Por isso, não engorda.

A quantidade de líquido permitido varia conforme a capacidade do indivíduo, mas em geral cerca de 150 ml. Em média meio copo de água ou qualquer outro líquido ao fim da refeição, é o suficiente para matar a sede e ajudar degustar melhor a comida e não engasgar.

Beber demasiada água durante as refeições pode diluir ainda mais o suco gástrico (responsável por dissolver as células dos alimentos) e, assim, retardar a digestão dos alimentos. Não há o risco de engordar, porque não está a ingerir calorias extra, mas tal poderá dar origem a problemas digestivos.

Devemos em média beber 2 litros de água por dia, para mantermos o corpo hidratado, quem pratica desporto deve consumir mais.

Mas não tem de beber um litro ao almoço, outro ao jantar, equilibrar durante o dia, lembrando que muitos alimentos possuem já água.

Vital para nossa saúde, beleza e principalmente sobrevivência. A água é a substância mais abundante do corpo humano; é um componente essencial de todos os tecidos do organismo.

Água engorda?

Beba água!

Esta pergunta é muito frequente, mas a resposta é fácil, pois a água é isenta de calorias e como tal não existe a menor probabilidade de engordar.

Beber água durante as refeições, pode mais rapidamente diluir o suco gástrico e atrasar o processo digestivo e nesse caso sentir-se desconfortável, com o estômago inchado, mas não engorda.

Beber água antes da refeição é uma boa técnica para perder peso, pois enche o estômago e acaba por comer menos. Para se hidratar correctamente, beba água várias vezes ao dia, sem adição de açúcar.

4.8 / 5. Votos: 80

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

1 thought on “Água engorda?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *