Tudo o que precisa saber sobre refrigerantes zero

Os refrigerantes zero estão nas prateleiras de todos os supermercados e fazem parte da alimentação diária de muitas pessoas. Garantindo serem livres de calorias, eles são vistos pela maioria como uma opção mais saudável de se consumir refrigerantes, e verdadeiros “aliados” daqueles que querem controlar o peso.

Adoçantes artificiais têm um sabor mais intenso que o açúcar natural, o que leva, ao longo do tempo, a deixar o nosso paladar menos sensível ao açúcar.

O refrigerante não contém nutriente nenhum, assim, não traz benefício algum ao organismo após a sua ingestão. É importante ressalvar que, quer seja a versão normal quer seja a diet, zero ou light, o refrigerante não possui nutrientes, como vitaminas e minerais, que o corpo precisa para o metabolismo funcionar.

Uma lata de refrigerante contém o equivalente a 10 colheres de açúcar.

refrigerantes zero

refrigerantes zero foto

Beber refrigerante regularmente ajuda na formação de placa bacteriana nos dentes, e pode levar a cáries e doenças da gengiva.

O açúcar é o principal combustível das bactérias que atacam nossos dentes e gengivas.

Muita gente adora o sabor adocicado e efervescente pois acham que é bom, mas na na verdade não faz bem ao organismo. Embora não tenha calorias ou açúcar, os refrigerantes dietéticos são repletos de produtos químicos, cafeína, adoçantes artificiais, sódio e ácido fosfórico.

Assim como todas as bebidas com açúcar , os refrigerantes podem provocar um efeito no cérebro semelhante àquele observado em viciados em drogas, ou seja, refrigerante vicia.

refrigerantes zero

Outro malefício que tem sido estudado é quanto ao teor de fósforo nestas bebidas, que, quando em excesso, diminui a absorção de outros nutrientes, causando uma “desnutrição” no organismo.

Além disso, um dos nutrientes que o elevado teor de fósforo inibe a absorção é o cálcio, nutriente essencial para manutenção óssea, crescimento infantil e ainda no metabolismo hormonal de controle de depósito de gordura, então, também relacionado ao desenvolvimento de excesso de peso, obesidade e doenças decorrentes do aumento de peso.

Beber refrigerante frequentemente pode causar dor de estômago e gerar gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal, devido à presença do gás presente na bebida, que faz o corpo produzir ainda mais suco gástrico, aumentando as hipóteses de desenvolver uma gastrite.

A única bebida com zero calorias, todos já sabemos qual é a melhor! A água é necessária para tudo no nosso corpo, então deixar de bebe-la a para beber um refrigerante nunca é uma boa opção.

Para ajudar a cortar o vício do refrigerantes zero, uma ideia é começar com água com gás, ou incluir mais chás durante o dia.

refrigerantes zero

4 Comentários

  1. Joana Neto || 22 Abril, 2016

    Assusta-me ver crianças a beber refrigerantes logo pela manhã… 🙁

  2. Paulo Alves || 2 Março, 2016

    Bebi refrigerantes durante vários anos, mas cheguei a conclusão que tinha que parar de o fazer, para bem da minha saúde…

  3. Gabi faro || 2 Março, 2016

    Artigo muito interessante, parabéns!

  4. Ana Baptista || 7 Fevereiro, 2016

    Os refrigerantes são o pior que se pode beber… água, bebam água!!!!

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*